Voltar á página principal Voltar á página principal

english version

     
     

fotos  |  freguesia

eventos

como chegar

contactos

   
 
   

destaque

 
 

a visitar

 

associações

 

restaurantes

 

turismo rural

 

empresas

 

livro de visitas

 

5º encontro Ibérico LAND ROVER

 

             ----------------------- E eu vou!
 

Pelo quinto ano consecutivo, aos aficionados da mítica marca Land Rover reúnem-se no maior encontro da Península Ibérica, na cidade de Gouveia, que decorrerá nos dias 12, 13 e 14 de Setembro de 2008. Este ano a escolha do local recaiu no Parque Senhora dos Verdes, para comemorar os 60 anos da marca Inglesa que irá contar com varias zonas distintas, uma de campismo, exposição, praça de gastronomia, artesanato, além de várias actividades, onde se incluirão desportos aventura, pista de obstáculos, concurso de restauro, entre outros.
Depois dos 679 Land Rover em 2006, em Góis, contar com a presença de 1000 Land Rover é o maior objectivo que se pretende atingir.
Um evento a não perder, organizado pelo clube Landmania de Portugal, Legião Land Rover, Clube Land Rover de Portugal e com uma participação da empresa ViVaVentura no Parque Sr. dos Verdes em Gouveia.
Não faltes, não é preciso teres um Land Rover, mas se tiveres, Inscreve-o.

 

 


Um fim-de-semana diferente - 3º evento

 

------------- inscrições limitadas ------------
 

Reúna os seus amigos e venha passar um fim de semana diferente em Folgosinho.


São dois dias de extrema alegria em ambiente de tranquilidade.
Veja o que o programa lhe reserva:
                                    
Data: 27 e 28  de Setembro de 2008
 
Almoço:
12.00 h um piquenique na “SERRA DA ESTRELA”


Orientação
14.30 h – Encontro no restaurante “O Albertino” com orientação das pessoas para as casas previamente seleccionadas.


16.00 h – Percurso pedestre com lanche 


Jantar:
20.00H – no restaurante “O Albertino”•
Ementa:
Entradas;
Arroz de Cabidela de Coelho;
Leitão Albertino Assado no Forno;
Cabrito Assado no Forno;
Javali com Feijão;
Vitela: c/Cogumelos – Na Grelha;
Bebidas;
Sobremesas;
Café.
Karaoke

9.00h  Pequeno almoço restaurante O Albertino    28     
 
10.30h  Paintball, no final do jogo haverá um churrasco
 .
Casa 1848 grupo de 6 pessoas
Casa brasão grupo de 6 pessoas
T2 grupo 4 pessoas
T1 grupo 2/3 pessoas
T1 grupo 2/3 pessoas

Preço:
apenas 55€

Para reservar envie um e-mail para geral@folgosinho.com, ou preencha o formulário disponível na “Casa 1848
Para esclarecer dúvidas contacte Almiro Vareda, telemóvel; 919 094 443
 


Montaria aos javalis em Folgosinho.

O concelho de Gouveia vai ser o palco para uma tradicional montaria aos javalis, a realizar-se nos próximos dias 11 e 12 de Janeiro. As montarias decorrerão em Moimenta da Serra, Paços da Serra, Mangualde da Serra e Folgosinho.

 

Desde o tradicional mata-bicho até ao leilão de javalis, passando pelo baptismo de novos Monteiros, estão garantidos dois dias de grande emoção e animação, num convívio único com a natureza, num dos seus cenários mais grandiosos, a Serra da Estrela.

Evento organizado pela RTP.

 


 

Diocese da Guarda prepara roteiro sobre capelas.

A Diocese da Guarda vai estudar e inventariar o património religioso dos concelhos de Seia, Gouveia e Manteigas, com o objectivo de elaborar um «Roteiro das Capelas da Serra da Estrela», disse hoje à Agência Lusa fonte diocesana.

 

O Segundo o cónego Eugénio da Cunha Sério, presidente da Comissão Diocesana de Arte Sacra, que foi indicado pelo bispo D. Manuel da Rocha Felício para presidir ao grupo de trabalho que elaborará o roteiro, o projecto englobará os templos religiosos que se encontram «espalhados» por estes três concelhos da Serra da Estrela.



As capelas de Nossa Senhora da Estrela (Penhas Douradas - Manteigas), Nossa Senhora do Ar (Torre - Seia), Nossa Senhora de Assedace (Folgosinho - Gouveia), Nossa Senhora do Carmo (Manteigas), São Lourenço (Manteigas), Nave de Santo António (Manteigas), Senhora do Desterro (São Romão - Seia) e Senhora da Guia (Loriga - Seia), são alguns dos lugares de culto que poderão integrar o futuro «Roteiro das Capelas e Património Artístico e Natural com Simbologia Cristã da Serra da Estrela».

O cónego adiantou que a Diocese tenciona cativar os turistas para o património religioso da região serrana, «levando-os» a conhecer as capelas e ermidas que «foram construídas pelos nossos antanhos em sítios extraordinariamente panorâmicos».

Pretende-se «fazer com que as pessoas, caminhando de terra em terra, sem ser a correr, visitem esses locais e pensem no significado de cada imagem, na posição deste e daquele santo e no estilo próprio de cada igreja», afirmou.

Quando o roteiro estiver elaborado, o mesmo responsável considera que será necessário «explicar tudo isso aos visitantes e será necessário haver gente nas terras, com conhecimentos, que possa dar a sua quota-parte [de colaboração] ao projecto».

Eugénio da Cunha Sério salienta que a região serrana possui um rico património religioso, traduzido não só nos edifícios como nas estátuas dos santos.

«Nos concelhos de Seia e Gouveia temos muitas estátuas de santos e de Nossa Senhora feitas em pedra ançã, porque até finais do século XIX estavam unidos à Diocese de Coimbra e as paróquias têm um vasto património dessas imagens da escola de João de Ruão», apontou.

O responsável pela elaboração do futuro «Roteiro das Capelas da Serra da Estrela» indicou que a primeira fase do trabalho é «ir ao local e fazer um levantamento daquilo que há associado ao património religioso, à paisagem e ao turismo».

Na fase seguinte, os elementos serão tratados, com o objectivo de elaborar o roteiro, que «ainda demorará muito tempo a executar», vaticina.

Para que o trabalho resulte em pleno, Eugénio da Cunha Sério refere que será necessário envolver os párocos locais.

A ideia da criação de um roteiro que divulgue as capelas da Serra da Estrela foi lançada no dia 07 de Outubro pelo Bispo da Diocese da Guarda, durante a cerimónia de reabertura ao culto da Capela de Nossa Senhora do Ar, na zona da Torre.

Na ocasião, o prelado afirmou que a Serra da Estrela «conta com muitos lugares e muito património artístico ligado à simbologia cristã, que em muito pode ajudar as pessoas a fazerem ou refazerem este importante percurso espiritual ao encontro de Deus e no revigoramento da fé».

Defendeu a necessidade de «completar devidamente o inventário dos lugares e peças de arte cristã espalhadas pela Serra e suas imediações», para que depois possam ser elaborados «roteiros para que as pessoas possam dirigir-se a esses lugares».

In Diário Digital / Lusa

ver tudo

 


 

Consciência Limpa - bica cultural reconhece Folgosinho como destino a não perder.

 

CL - bica cultural, um bar de merecido destaque reconhece a Vila de Folgosinho na Serra da Estrela como um local a visitar. Tanto é que oferece um fim de semana na Serra da Estrela.

 

Localizado numa rua tranquila da Praia da Vieira, quase passa despercebido.

Um dos pontos altos do Consciência Limpa é o ambiente.

Ao estilo Lounge e Chill Out, é um local que atrai principalmente quem quer fugir e confusão rotineira dos bares mais badalados da praia ou da cidade.

O CL bica cultural foi criado a partir do principio da descontracção, começando pelo nome ao design da arquitectura do espaço.

No ambiente interno, um detalhe que agrada aos aficionados por desporto. Um ecrã televisivo onde se transmitem os melhores jogos de futebol.

Em mesinhas de madeira escura sentam-se confortavelmente grupos de amigos dispostos a jogar conversa fora e brindar ao próximo dia, enquanto outros entretém-se pela noite dentro com os jogos que o bar tem, tais como Xadrez, Damas, Domino, Jenga, Torres de Hanoi entre outros jogos de engenho. Há ainda, quem simplesmente se entretenha navegando na Internet gratuitamente.

Fazem parte do acervo do bar dezenas de diferentes tipos de bebidas, desde as mais tradicionais como a cerveja as mais doces, preferidas pelo publico feminino. Para quem aprecia chá aconselha-se vivamente o chá do bar o Chá CL, proveniente de tisanas de diversos frutos.
Para quem o chá e coisa de mulher pode sempre beber o melhor Black Russian da Praia.

Tudo isto aliado a simpatia do atendimento, o Consciência Limpa garante o melhor ambiente.

www.consciencialimpa.com
 


 

"Ainda há pastores" Filme de Jorge Pelicano premiado em Espanha.

 

Maxxis Cup International Gouveia 2007 - 17 e 18 de Março PROGRAMA

 

"Ainda há pastores" voltou a conquistar um prémio, desta vez em Espanha.

O documentário do realizador português Jorge Pelicano venceu hoje a secção Atlântico do Play-doc, o Festival Internacional de Tuy, entre 500 outros filmes de várias nacionalidades a concurso.

Ainda há pastores, que a SIC já emitiu, é a história real de Hermínio, Rosa e os outros poucos resistentes da Serra da Estrela.


 


 

ViVaVentura, empresa de Animação Turística da Serra da Estrela.
 

Nascida a 2 de Junho de 2002, a ViVaVentura, Lda., sedeada em Gouveia, conta já com uma experiência na área do desporto aventura, animação e organização e realização de eventos.
Afirmamo-nos por uma cultura de dinamismo, rigor e inovação, através de uma postura de competência e profissionalismo respeitando os valores sociais e ambientais.
Tudo é pensado e idealizado por técnicos especializados com a preocupação de conceber acções onde o ser humano é a principal prioridade.
Apostamos na qualidade e segurança dos participantes, procurando a resposta mais adequada às necessidades dos nossos clientes.

 

. veja toda a informação com fotos na página de empresas associadas...

 



"Ainda há pastores?" vence prémio lusófono

 

Paulo Dâmaso

"Há-de ser o que vier!". A afirmação partiu do ti João Grazina, momentos antes da divulgação dos premiados do Cine Eco - Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente da Serra da Estrela, anteontem à noite, em Seia. Ti João Grazina é um dos protagonistas do documentário "Ainda há pastores?", do jovem realizador Jorge Pelicano, que aborda a "dura sina de ser pastor na serra da Estrela". A película foi distinguida pelo certame serrano com o Prémio Especial da Lusofonia. O filme arrecadou ainda uma menção honrosa atribuída pelo Júri da Juventude.


 

"Fiquei contente por ser considerado o melhor filme entre os países de língua oficial portuguesa presentes no concurso. Quando começámos, há cinco anos, a trabalhar neste documentário não imaginava que teria a crítica positiva que está a receber", disse ao JN Jorge Pelicano, natural da Figueira da Foz.

"Ainda há pastores?" foi rodado no vale de Casais de Folgosinho



O realizador de 29 anos é repórter de imagem 'freelancer' para a SIC, desde 2001, altura em que decidiu fazer o documentário, após uma reportagem feita pelo canal televisivo. "Ainda há pastores?" é o seu primeiro documentário.

"É o meu primeiro filme, o meu primeiro festival, o primeiro prémio e primeira menção honrosa. A distinção é deveras estimulante e, naturalmente, estes resultados dão ainda mais força para continuar em frente", referiu o autor.

O documentário foi rodado no silêncio do vale de Casais de Folgosinho, entre as montanhas da serra da Estrela, em tempos um autêntico santuário de pastores. O filme, que tem locução do jornalista Fernando Alves, da TSF, conta a história de Hermínio, 28 anos. "Dizem que é o pastor mais novo, mas também o mais doido. O futuro de Hermínio é inquietante. Até quando o jovem Hermínio será pastor?", lê-se na sinopse do filme, de produção independente. "É um filme que revela uma visão que poucos conhecem da vida difícil de um jovem guardador", revelou Jorge Pelicano.

"Valeu o esforço"

A película foi rodada nos últimos cinco anos, nos intervalos da vida intensa da vida do repórter de imagem; usa o suporte DVCAM e tem 72 minutos de duração. "O esforço para realizar o documentário valeu a pena e, agora, quero divulgá-lo junto do maior número possível de pessoas", afirmou o realizador, revelando que o filme está a ser já traduzido para a língua inglesa, de forma a ser integrado em certames cinematográficos internacionais.

"Ainda há pastores?" é hoje exibido no Auditório do Instituto Português da Juventude em Coimbra, às 21.30 horas.

Notícia por Paulo Dâmaso in JN.
 


 

Parceria para sócios da Peugeot Clube de Portugal
 

É sócio da Peugeot Clube de Portugal? Então tem a partir de agora descontos especiais nalguns serviços apresentados neste site. para qualquer informação contacte-nos pelo e-mail geral@folgosinho.com

 


 

rota dos galhardos
percurso pedestre.

 

A “Rota dos Galhardos” é um percurso pedestre que aproveita em grande parte o troço de duas calçadas romanas, uma delas com a designação de Galhardos e a outra de Cantarinhos. É um percurso de Pequena Rota (PR) que se realiza em plena Serra da Estrela e que envolve apenas a freguesia de Folgosinho, como ponto de partida e de chegada

 

 

 

 
   
     
   

◄voltar         topo

     
 

 
 

Desenvolvido por Trivus - SI

 
 

folgosinho.com todos os direitos reservados